A morte começa com J ?
- Concept Audio
- 26 de out. de 2016
- 3 min de leitura

Três grandes lendas do Rock e suas carreiras brilhantes interrompidas pela morte precoce aos 27 anos de idade, Jim Morrison, Janis Joplin e Jimi Hendrix. Responsáveis por imortalizar músicas que atravessam gerações, a santa trindade denominada J, incentivou especulações e lendas em torno do assunto.
Janis Joplin
"Desde o dia em que comecei a cantar pra valer, nunca mais cantei outra coisa a não ser o blues"
Apaixonada por blues, aos 18 anos Janis já se dividia entre os estudos de arte e música, sua voz surpreendente e poderosa é sua marca registrada e inconfundível. Depois de vender um milhão de cópias acompanhada do Big Brother, Janis é aconselhada a deixar o grupo considerado amador para os novos padrões do Rock. Janis entregou-se as bebidas e drogas, era considerada uma das cantoras mais sensuais de todos os tempos e quanto a isso, costumava dizer o seguinte:
"Faço amor no palco com 25 mil pessoas e depois vou pra casa sozinha"
No dia 04 de outubro de 1970, Janis foi encontrada no quarto de um motel em Hollywood, caída no chão com o nariz quebrado, os lábios ensanguentados, com quatro dólares e 50 centavos na mão. Vítima de uma overdose de heroína, em seu testamento deixou 2500 dólares para serem gastos em uma bebedeira de amigos em sua memória que permanece viva até hoje.

Jimi Hendrix
James Marshall Hendrix (1942), um dos maiores guitarristas de toda história, canhoto, criativo e revolucionário musicalmente, Jimi serviu o exército americano como paraquedista, mas depois de um acidente obteve dispensa médica e para glória do Rock, Amém, lá estava ele e sua guitarra na estrada. Jimi Hendrix inverteu todos os valores vigentes musicalmente até então, e conquistou seu espaço com uma sonoridade única, gravações, turnês, entrevistas e LSD agora faziam parte do seu estilo de vida.
Vale citar que em Munique, após uma invasão no palco por fãs histéricas, Jimi caiu em cima de sua guitarra e a destruiu, após esse episódio ele recolheu o restante do instrumento e o quebrou contra as caixas de som, isso dá origem as cenas tão aclamadas em suas performances onde um sacrifício das guitarras era evidente.
Hendrix foi encontrado inconsciente no quarto de um hotel em Londres por sua namorada alemã Monika Danneman, na manhã de 18 de setembro de 1970. Morreu ao dar entrada em um hospital de Kensington, o laudo aponta para morte por sufocação causada pela inalação de vômito após intoxicação por barbitúricos. Na véspera de sua morte Jimi escreveu um poema que foi interpretado como uma nota de suicídio, mas o legista afirmou que essas provas seriam insuficientes para afirmar que Jimi se suicidou.
O término do poema continha os seguintes dízeres:
"... a história da vida é mais breve que um piscar de olhos/ a história do amor é, olá e adeus, e até que voltemos a nos encontrar."

Jim Morrison
James Douglas Morrison (1943), conhecido por suas performances enérgicas e sua voz marcante, estudou técnicas cinematográficas em Los Angeles (na UCLA) onde conheceu Ray Manzarek. Corre a lenda de que Morrison teria recitado uma de suas poesias para Manzarek que logo teve uma ideia...se formassem um grupo de Rock, conseguiriam faturar um milhão de dólares!
Formaram o The Doors e ganharam um milhão de dólares, junto com a fama, grandes shows, e um frontman de dar inveja a qualquer banda, vieram os problemas de Morrison com uso abusivo de drogas e álcool. Em março de 1969 num concerto em Miami, Morrison bêbado exibiu o pênis para a platéia, o que lhe rendeu um julgamento por atentado ao pudor e embriaguez.
The Doors entra em declínio e Morrison decide viajar para Paris, em Julho de 1971 uma notícia triste e repentina trazia luto ao Rock mais uma vez, aos 27 anos de idade Jim Morrison sofreu uma parada cardíaca, dentro da banheira, a única testemunha do seu fim, foi sua mulher Pamela que morreu de overdose em 1974 sem dar maiores esclarecimentos sobre as circunstâncias misteriosas em que Morrison se foi.
Coincidência ou não, o final da década de 60 trouxe mortes inesperadas de artistas intensos que marcaram uma geração e ainda permanecem vivos na história do Rock.

Comentarios