Microfones, Caixas de Som e Sistema Digital
- Concept Audio
- 12 de out. de 2016
- 1 min de leitura
Microfones e Caixas de Som
São transdutores, transformam uma energia em outra, o funcionamento deles é idêntico alterando apenas o vetor de conversão. É possível inverter seus papéis fazendo com que os microfones funcionem como "caixas de som" e as caixas de som funcionem como "microfones" (mais viável), porque a transdução atua nos dois âmbitos.

Os microfones funcionam pela acoplagem entre um sistema sensível às variações de pressão (cápsula), e um sistema variador de tensão elétrica (bobina ou capacitor). Microfones dinâmicos utilizam bobinas e condensadores utilizam capacitores.
As caixas acoplam um sistema que converte a variação elétrica (bobina) em um sistema de variação acústica (membrana).

Sistema Digital
Funciona por discretização, ele marca quais os valores mais próximos da escala e os adapta, todo sinal digital passa por essa aproximação, ou pelo menos por uma recriação em um ambiente discretizado.

No áudio digital, existem aparelhos que convertem o sinal elétrico em informação digital, eles funcionam como analisadores de tensão elétrica. A cada unidade de tempo, esse analisador verifica em uma escala de 0 a 1 (de infinitos valores) qual o grau de tensão elétrica da corrente, e procura dentre a escala de valores aceitos no seu sistema digital (de finitos valores) qual o "nível" mais próximo.
Um dos problemas encontrados na representação digital é expresso pelo teorema de Nyquist:
"A taxa de amostragem deve ser pelo menos duas vezes a maior frequência que se deseja registrar."
(IAZETTA)
A frequência de Nyquist é a frequência máxima que pode ser discretizada pelo sistema, com ao menos 2 pontos. Ou seja, ela é metade da taxa de amostragem.

Comments